Mentira!
Resumo
Uma definição do que é mentira e uma breve exposição do que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto - incluindo a revelação de que a mentira tem pai.

João 8.44Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Talvez a passagem mais forte na Bíblia sobre a pessoa de Satanás. Jesus poderia ter falado muito sobre esse ser maligno. Mas resumiu tudo em 2 palavras: HOMICIDA e MENTIROSO (com o detalhe de que ele, Satanás, criou a mentira).Só essa revelação de Cristo seria suficiente para encerrar uma pregação sobre a mentira.Qual o crente que deseja praticar algo que caracteriza o próprio Satanás? Qual de nós deseja imitá-lo? Quem imita alguém fica parecido com ele.Mas seria pobre uma pregação que aconselha o crente a não mentir apenas para não imitar Satanás. Esse é apenas um aspecto da questão. Existem outros.
1) Deus proíbe
AT: Ex 20.16 (nada menos do que um dos 10 mandamentos); Lv 19.11
NT: Ef 4.25
2) Deus não mente
Aliás, apenas dizer que Ele não mente, é pouco. Ele é o Deus da verdade.AT: 2 Sm 7.28NT: Jo 14.6Do modo que Satanás não apenas mente, mas é o pai da mentira, em termos opostos, Jesus não apenas diz a verdade, mas é a própria verdade. Ora, todo crente deseja imitar Cristo: 1Co 11.1.
Cada ponto desse é motivo para nos fazer ter verdadeira aversão à mentira.
3) O crente foi regenerado, tem nova naturezaCl 3.9-10:
A mentira não combina com esse novo homem que agora somos.Biblicamente, então, está mais que provado que não devemos mentir.
Agora vamos ao aspecto prático.O QUE É mentira? Uma afirmação pronunciada por alguém em plena consciência de que não está dizendo a verdade. Em princípio, a mentira é proibida na Bíblia. Não tratarei das exceções.
Não sei se por desculpa, para alívio de consciência ou por desconhecimento bíblico, muitos crentes acham que não há problema com qualquer mentira cuja conseqüência não prejudica ao outro. A chamada mentira branca. Mas, branca, preta, roxa, não deixa de ser mentira!Além disso, apesar de inofensiva ao outro, pode vir a ser muito prejudicial a quem mentiu:1) Porque pecou2) Se for descoberto, será um mal testemunho.
Outras formas de mentira, todas aparentemente inocentes, mas que são pecado:* Mentira “comercial”. A mais típica: “Diga que não estou”.É muito tentador mentir sobre um produto, um custo, etc.* Mentira sobre saúde do outro.É assunto delicado, pois poderia evitar sofrimento. Mas continua sendo mentira! Tente imaginar o Senhor Jesus fazendo isto!
Uma alternativa é ser vago nas palavras, talvez até omitindo coisas, mas sem mentir.Em situações difíceis, peça sabedoria a Deus e confie que Ele dará um jeito de honrar a sua obediência.
E os famosos casos da parteiras do Egito (Ex 1.15-22) e de Raabe (Js 2.4-6), que Deus abençoou depois de mentirem?Aprouve a Deus abrir exceções, considerando o que estava em jogo.Além do mais, eu diria que a bênção foi APESAR da mentira, não por causa dela! Mas tomar esses casos para abusar de mentiras de exceção”, é distorcer a Bíblia.
Encerro sugerindo que tomemos ao pé da letra Mt 5.33-37
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário