segunda-feira, 30 de abril de 2012

José do Egito - Homem vitorioso


Para vencermos precisamos seguir o plano de Deus para cada um de nós.
José do Egito é um exemplo bíblico de vitória, pois foi um homem que seguiu os planos de Deus e triunfou.
José era filho de Jacó, que após lutar com o anjo de Deus prevaleceu, não deixando fugir-lhe as bênçãos das mãos e por isso tornou-se Israel (aquele que lutou com o próprio Deus e venceu). Creio que o pai foi um bom exemplo a ser seguido por seu filho.
Havia rivalidade e ódio de todos os outros irmãos para com José, pois viam que o pai tinha preferência por ele. (Gênesis 37:4 e 5)
Em sonhos Deus colocou em seu coração que ele seria grande e que reinaria sobre os seus irmãos e também sobre toda a sua família. Não tardou a contar tudo a eles, o que logicamente aumentou ainda mais a raiva e a inveja que já nutriam por José e tramavam matá-lo.  Gênesis 37:6 a 11

Quando o mundo se coloca entre você e os sonhos que Deus lhe reserva quem acaba perdendo é você porque pode se influenciar com opiniões alheias, se fechar para Deus e acabar desistindo: abriu a boca para as pessoas erradas, perdeu!

Aprenda a aguardar a salvação do Senhor em silêncio, nada de ficar contando para todo mundo o que Deus lhe revelou, pois isto pode causar inveja alheia e muitos aborrecimentos para você, pois não há como prever a reação das pessoas ao nosso redor, mesmo as mais chegadas.
Não conte os seus sonhos para os outros, isso é assunto exclusivo entre você e Deus, não fique abrindo a boca demais: seu sonho é entre você e Deus!
No caso de José, revelar o plano de Deus que seria concretizado no futuro quase lhe custou a vida e resultou na sua escravidão no Egito!

1ª lição: Os planos que Deus lhe revela são entre você e Ele! Nada de sair por aí contando para todo mundo.
Você tem um sonho, todos nós os temos: casar-se, ter o casamento restaurado, constituir uma família feliz, livrar-se dos vícios, prosperar nos negócios, mas não consegue realizá-los porque sempre haverá alguém para lutar contra: o inimigo que usa as pessoas ao redor para matar, roubar e destruir. Nosso adversário tenta de todas as formas para acabar conosco. Portanto precisamos ficar atentos e não permitir o avanço dessa investidas malignas.
Jesus veio para nos dar uma vida de verdade, ou seja, viver bem, saudáveis, felizes, realizados e não é só vida, é a vida abundante de Deus, aquela que merece ser vivida por cada um de nós: sem preocupação, sem medo do futuro!
Vida em Cristo é vida com abundância, isto é, somos muito bem supridos de tudo e até as sobras são muito grandes!


2ª Lição: Aconteça o que acontecer não desista do plano divino traçado para você, não se revolte e nem perca o temor a Deus.
Agora essa era a vida de José: escravo em terra estrangeira, mas mesmo aquela dura situação não foi capaz de acabar com o seu desejo de ser grande, plantado em seu coração por Deus.
Viemos para estar por cima e não por baixo, se você anda por baixo, aconteceu, passou, sua vida é daqui para frente, nada de ficar olhando para o passado e muito menos com amargura.
Esse jovem manteve o temor a Deus, nunca desistiu e tampouco se revoltou contra Deus.
Em vez de ficar perguntado: “Por que tudo isso, meu Deus”; “Por que é que eu estou sofrendo tanto, Senhor” ele ocupou o seu tempo crendo no plano de Deus para ele.

Não perca tempo murmurando, aconteça o que acontecer, continue confiando em Deus.

Foi tentado pela mulher de seu senhor egípcio e não cedeu por temor a Deus (Gênesis 39:9b), chegou ao cárcere por causa das mentiras apregoadas por ela e nem por isso se desviou ou se revoltou com a injustiça que foi feita contra ele.
Ficou esquecido durante dois anos pela pessoa a quem ele havia feito o bem e mesmo assim não guardou qualquer rancor.


3ª Lição: Aconteça o que acontecer, ande com o Senhor!
O segredo mais importante que fazia com que José prosperasse onde quer que fosse era o fato de que o Senhor era com ele. (Gênesis 39:2 e 23)
Soube ser humilde, sabendo que o dom de interpretar os sonhos e a sabedoria não eram dele e sim uma dádiva pertencente a Deus entregue em suas mãos.
José passava por um terrível deserto em sua vida, mas mesmo assim não perdeu a posição de príncipe de Deus.
Da mesma forma Deus está com você, apesar de todos os contratempos. Não importa o que as pessoas vejam, pensem ou digam sobre você.
Qual é o segredo para Deus ser com você?
Estar com Jesus, ou seja, andar de acordo com a Palavra fazendo aquilo que ela vai lhe orientando: perdoar, sair do vício, não ter medo, não temer a má notícia, só falar o que é útil, necessário e verdadeiro, e assim por diante... Deus falou, faça sem demora!
Lembra-se de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego? Eles não se dobraram diante da imagem do rei, foram jogados na fornalha, mas não se queimaram, porque mantiveram a fidelidade a Deus, obedecendo-o, ou seja, não se curvaram diante de outro além do Senhor.

Não se curve ao problema seguindo o caminho errado.

Vale a pena ser fiel a Deus, pois o único que pode te proteger é o Senhor.
Não perca o seu tempo com coisas inúteis se quiser que a porta de entrada do plano de Deus se abra.
Lembra-se do caso do cego em que os discípulos perdiam tempo em saber quem havia pecado? Jesus não demorou a dizer que ninguém havia pecado, nem seus pais e nem ele, e que ainda permanecia daquele jeito porque ninguém havia feito a obra de Deus (a cura) nele.
Quando a obra de Deus é feita, tudo muda e o sucesso de Deus vem para você!
José seguiu isso à risca e venceu. Você também vai triunfar, em Nome de Jesus!


4ª Lição Existe um intervalo de tempo entre a revelação de Deus e a concretização da Sua promessa em nossas vidas.
Vemos a volta por cima que José deu relatada a partir de Gênesis 41:40 a 45 quando o faraó o fez o segundo homem mais importante do Egito.
Um ponto que chama a atenção é que isso não ocorreu de uma hora para outra: entre o sonho e a sua primeira vitória passaram-se mais de treze anos! José tinha em torno de 17 anos quando sonhou (Gênesis 37:2) e só se iniciou a concretização da meta divina aos 30 anos. (Gênesis 41:46)
Os propósitos de Deus para nós se cumprem, mas não existe passe de mágica para que isso ocorra e requer um período de tempo para que se concretizem.
Não se impaciente, siga firme e confiante, mantendo os seus olhos em Deus, no lugar onde estiver, pois Deus é com você.
Continue andando com Deus, paute a sua vida na Palavra e será próspero e bem sucedido em tudo o que fizer!

Em Nome de Jesus.

domingo, 15 de abril de 2012

Abraão - Homem de FÉ

A maoria das pessoas espera que o tempo de aposentadoria seja tranquilo e dure muitos anos. Mas começar uma família aos noventa ou cem anos? Estranho, mas foi isso que aconteceu com Abraão e Sara.
Por causa da sua fé em Deus, o casal obedeceu ao que o Senhor lhes pediu. Deixaram sua terra e seus parentes, e foram para uma terra estranha, onde começaram tudo de novo, já velhos. Pela fé tiveram um filho, Isaque, apesar da idade avançada dos dois e de Sara ser estéril. Por isso os dois são considerados heróis da fé. Deus prometeu a eles um filho e Abraão acreditava mais na promessa de Deus do que na impossibilidade de Sara conceber um filho em idade avançada. Abraão tinha certeza de que sua esperança de ver uma criança em casa seria cumprida, porque Deus assim o dissera.Algumas vezes pensamos que, se acreditarmos muito em alguma coisa, o que esperamos, acontecerá. Se isso fosse verdade, os cristãos poderiam controlar o governo, aumentar a bolsa de valores, limpar a sujeira das cidades e obter tudo que gostariam. Mas a questão aqui não é somente acreditar, mas confiar na fidelidade de Deus e agir baseado nessa fé.Abraão estava certo, porque sabia que Deus é fiel! Não era só pensamento positivo. Era fé viva, mesmo! Deus não olha para as pessoas e diz: " Ah! Elas realmente pensam que irei fazer o que me pedem. Vou atendê-las." Ao contrário, Deus olha para nós, para ver como o vemos. A fé não depende de quanto ela é forte por si mesma; ela depende de quão forte Deus é. A fé só é forte porque Deus é forte e só existe porque Deus é fiel. Não podemos orar e simplesmente depois, fazer as coisas do nosso jeito. Podemos pedir, mas daí precisamos confiar plenamente, que Deus nos ouviu e que nos atenderá no tempo certo e da maneira certa. É Deus quem dita as regas!
Hb 11.8 - Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia  como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

As Promessas de Deus

Uma promessa é uma declaração referente ao futuro, que garante que alguém fará ou dará algo. Envolve um doador que outorga algo a um recebedor. Encontramos na Bíblia Sagrada muitas promessas de Deus (Rm 1.2), muitas vezes alicerçadas sobre alianças que garantem resultados positivos.

Algumas considerações necessárias sobre as promessas de Deus registradas na Bíblia:

1) Existem promessas que são gerais a todos os cristãos.Promessas como a esperança da vida eterna (Jo 3.16), a volta de Jesus (Ap 22.12), o novo céu e a nova terra (2 Pe 3.13), a vitória da Igreja sobre as portas do inferno (Mt 16.18), a presença do Espírito Santo nos crentes (Jo 14.17), etc.

2) Algumas promessas são específicas para alguns indivíduos e não se aplicam a todos.Algumas vezes Deus prometeu especificamente a alguns homens, dentro de um determinado contexto histórico e estas promessas não se aplicam a mais ninguém (Embora algumas possam exemplificar princípios que são válidos em toda a Bíblia). Exemplo: A promessa ao rei Ezequias (2 Rs 20.6).Deus prometeu dar-lhe mais 15 anos de vida. Este texto mostra-nos que Deus tem poder sobre a vida e morte, mas não é promessa de sobrevida para nenhum outro homem. (Ver também Gn 12.2; Js 1.5).

3) Promessas feitas a Israel geralmente não se aplicam à Igreja hoje.Deus prometeu aos israelitas que se eles obedecessem aos Seus mandamentos, eles iriam bem, mas se desobedecessem, seriam desterrados (Dt 28.15-68).Temos um exemplo em 2 Cr 7.14. É uma promessa específica para Israel, mas que contém o princípio geral de que Deus atende às orações dos humildes. (Ver também Is 54; Ez 36.16-38; Jl 2.18-27).

4) Algumas promessas do AT são aplicáveis à nossa vida hoje.As promessas baseadas na natureza de Deus e não em circunstâncias específicas, são aplicáveis a todos, em todos os tempos. Exemplo: a promessa da eficácia da Palavra de Deus (Is 55.11). Por ela, podemos crer que a Palavra de Deus é eficaz tanto hoje como no passado. (Ver também Jr 17.7,8; Is 26.3).Algumas promessas são feitas aos que buscam, ou confiam ou esperam no Senhor e muitas são confirmadas no NT. Exemplos: (Sl 34.22 -> Jo 3.18; Is 40.31; Sl 31.23; 34.10)

5) Os provérbios não são promessas divinas.O livro de Provérbio é um livro de sabedoria e contém máximas de sabedoria moral. Um provérbio é uma forma de comunicar verdades usando figuras de linguagem e não constitui uma promessa, a não ser quando está fundamentado sobre a natureza de Deus (Ex.: Pv 14.26). Exemplo: (Pv 22.6). Este provérbio nos afirma o princípio geral que o ensino dado à criança lhe guiará por toda a sua vida, mas esta regra tem exceções, não é uma promessa (as promessas são infalíveis). (Ver também Pv 13.21; 14.20; 15.6).

6) Palavras ditas por seres humanos e registradas nas Escrituras não são promessas divinas.Quando os homens falaram de sua própria sabedoria e não da revelação de Deus, não se configura uma promessa divina. Exemplo: (Jó 4.8). Este verso registra a opinião de Elifaz e não uma promessa de Deus. (Ver também Jó 8.6; Sl 10.4-6). A Bíblia registra até mesmo promessas feitas pelo demônio (Gn 3.4), mas não as confirma.

7) Algumas promessas são incondicionais, enquanto outras dependem de certas condições.Em algumas promessas Deus estabelece condições que devem ser atendidas para que Ele as cumpra. Exemplo; (Tg 1.25; Jo 15.7; Rm 8.13; 1 Co 3.12-17). É preciso ver se a pessoa está dentro ou não desta condição para receber esta promessa de Deus. Devemos nos esforçar para enquadrar-nos nas condições da promessa (2 Co 7.1).

8) Existem as promessas pessoais, que Deus dá por meio do dom de profecia.Essas, Deus direciona a cada pessoa individualmente. Há pessoas que receberam a promessa específica de que irão gravar um CD de música evangélica; outras de que se tornarão evangelistas de tempo integral; outros, a de que se tornarão médicos, missionários, etc. Exemplo: (At 21.10,11).É necessário observar-se o contexto de uma promessa ao interpretá-la, para não incorrer em erro. Exemplo: (2 Co 8.9) Esta não é uma promessa de prosperidade financeira, pois seu contexto fala de coisas espirituais. (Fp 4.13) Fala de poder suportar tudo e não poder fazer.

Como alcançar as promessas?O melhor meio de o cristão alcançar as promessas de Deus é enquadrando-se naquilo que Deus quer para nós (Hb 10.36). Quanto mais próximo de Deus, mais próximo das promessas (Mt 6.33).