sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Tendo JESUS, temos tudo



João 14.6

O Senhor Jesus veio ao mundo para ser tudo para todos que crêem, até que ele seja tudo em todos, tudo para todos.


Tudo o que precisamos está em Jesus e fora dele não há o que vale a pena. Toda a essência da vida está em Jesus. A palavra de Jesus neste texto foi dita em um contexto de afirmação de sua missão como salvador. Era o penúltimo dia seu como ser humano. Ele estava para enfrentar a morte. Ele estava para ser feito sacrifício em favor de pecadores. A sua vida e sua obra foram dádivas de Deus para a nossa mais plena redenção.
A sua vida foi a graça de Deus se manifestando na desgraça do mundo.
Nossa confissão de fé nele nos garante:


1 – TEMOS UM SALVADOR – “ eu sou o caminho...”
Ele diz que é o caminho, ou seja, ele é o meio que temos para Deus. É o caminho para a salvação.
Ele é o libertador do pecado, e nos tirou da condenação eterna. Ele morreu para nos salvar resgatar da condição de pecadores condenados.
Ele é a manifestação da graça de Deus que nos amou e providenciou salvação aos pecadores. Ele é a provisão de Deus para quem se encontra na escuridão do pecado e sem a direção e sem o saber o caminho da salvação. Tendo Jesus, temos um salvador. Quem tem Jesus tem um salvador, tem o salvador. Quem tem Jesus tem a salvação. Salvação eterna, salvação que não perde. Salvação garantida. Nada nos salva, a não ser Jesus. Nada pode ser acrescentado à salvação, pois tendo Jesus, tem-se a salvação eterna. Gratuita, imerecida e segura.


2 – TEMOS UM SENHOR – “eu sou a verdade...”
Ele diz que é a verdade. Verdade para um mundo confuso. Verdade para um mundo enganado; primeiro pela mentira do diabo, e também pelas mentiras dos homens.
O diabo enganou o ser humano, ao oferecer a autonomia. O ser humano se engana ao aceitar a ilusão da independência. A humanidade se engana ao criar religiões. Jesus traz a libertação de todo engano, para vencer todas as mentiras.
Jesus conquistou o senhorio sobre todo o universo.
Ele tem o direito sobre toda a criação. Ele tem a primazia.
Ele tem o direito sobre a vida.
Ele tem o direito sobre a nossa vida.
Ele na cruz, venceu aquele que se achava o maior conquistador. Ele conquistou o conquistador. Ele é o maior vencedor. Na cruz, Jesus destronou o diabo e agora é o Senhor. Na cruz, Jesus conquistou o mundo para si. Aquilo que foi oferecido pelo diabo no monte mais alto, foi conquistado na cruz. Tendo Jesus, temos um Senhor. Um verdadeiro Senhor. Não um Senhor que escraviza, aprisiona, mas um Senhor que liberta. Ele é Senhor para libertar. A sua verdade nos liberta do falso senhor e dos falsos senhores – humanos e espirituais.


3- TEMOS PODER SOBRE A MORTE – “eu sou a vida...”Ele diz que é a vida. A morte, foi a conseqüência do pecado. A morte foi o salário do pecado. O ser humano foi colocado sob a lei da morte. O pecado matou a vida do ser humano. Toda a decadência veio pelo pecado. O caos humano, o caos do mundo, as dores do mundo, a angustia que assolou a existência da humanidade, que marcou a vida humana foi a obra de arte do pecado. A morte foi lançada sobre o destino humano. Não apenas a morte física, mas todas as mortes. A decadência atingiu todas os projetos humanos, todos os sonhos, todos os caminhos da vida.
Jesus veio para dar vida. Se o pecado trouxe a morte, Jesus veio para vencer a morte.
Na cruz Jesus conquistou a morte e conquistou poder sobre o poder da morte. A sua ressurreição foi o grande triunfo sobre a morte. A sua ressurreição foi a grande vitória da vida. A morte de Jesus venceu a morte. A morte foi vencida na morte de Cristo. Tendo Jesus temos poder sobre a morte. Temos poder sobre todas forças decadentes da vida.


4- TEMOS UM DEUS VIVO – “ninguém vem ao Pai a não ser ...”
Ele disse que por meio dele podemos ir ao Pai.
Em Jesus temos um Pai. Não apenas um criador, pois passamos da condição de filhos criados, para a condição de filhos herdeiros. Somos adotados com todos os direitos da casa. Temos direitos à casa do Pai e na casa do Pai. Não somos mais rejeitados, alienados, perdidos ou desamparados. Em Jesus fomos adotados. Pertencemos à família eterna, do Pai eterno. O pecado nos afastou do Pai, nos fez ingratos, nos fez rebeldes. Em Jesus fomos reconciliados e temos um Pai que cuida de nós. Um pai que nos recebe. Um pais que não nos rejeita.


5- TEMOS VIDA PLENA E ABUNDANTE .- ...em mim”
Temos o que precisamos “nele”. Ele é a provisão para nossa vida. Ele é a provisão para a nossa vida.
Por tudo isso, a vida cristã é uma vida abençoada.
Esta vida, é a vida eterna. E a vida que temos “em seu nome”.
A vida cristã não é um fardo.
Ele nos prometeu vida abundante. Não podemos viver num vazio, no vazio espiritual, pois ele é a vida. Temos vida nele. Temos tudo nele.
A vida abundante é isso . Não são riquezas materiais. Não é uma vida de conforto. Não uma “vida boa” segundo o mundo. A vida abundante, não é o que as pessoas chamam de “mar de rosas”. A vida abundante é vivida no meio dos desafios do mundo. Dos desafios das dores. Dos desafios da vida. A vida abundante surge no meio das crises.
Em Jesus temos vitórias. Não as vitórias patéticas dos “falsos prósperos”. Não vitória patética da fé na fé. Não a vitória triunfalista dos desejos egoístas, dos testemunhos da fé egoísta, dos testemunhos shows.
A vida vitoriosa é ter o com do céu presente no dia a dia. É ter alegria de ser salvo. É ter alegria ter estar vencendo o mundo. De estas vencendo o mal. De estar vencendo a carne, o diabo e todos os poderes do inferno.

Quem tem Jesus, tem o melhor de Deus, que já veio e está presente no coração de quem creu e crê.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Louvor e Adoração a DEUS


 Salmo 150:
1 Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento.
2 Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza!
3 Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa,
4 louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas,
5 louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes.
6 Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!

João 4:
23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.


O que é Louvor? De acordo com o Aurélio, louvar é exaltar, enaltecer, glorificar, aplaudir, bendizer... Exaltar é tornar alto, elevar, erguer, celebrar, engrandecer...
Louvor é isso. É festa. É alegria. É regozijo. É exaltação. É comemoração de tudo o que Deus fez por nós. É demonstração de gratidão a Deus pelas grandes coisas que ele fez, faz e ainda fará.


Adoração é: ato de adorar, culto, reverência, veneração. Adorar é render culto; reverenciar, venerar; amar extremosamente, idolatrar.
Reverenciar é tratar com reverência, venerar, honrar; obedecer; acatar, respeitar. Reverência é respeito marcado pelo temor ao que é sagrado.
Em espírito é mentalmente; em idéia; em pensamento; sem participação do corpo. Em verdade é conforme a verdade; verdadeiramente; na realidade; de verdade; na verdade
Vamos examinar minuciosamente isso?

Por quê Devemos Louvar a Deus?
  • Por sua majestade. (Salmos 96:1)
  • Por sua glória. (Salmos 138:5)
  • Por suas excelências. (Salmos 148:13)
  • Por sua grandeza. (Salmos 145:3)
  • Por sua bondade. (Salmos 107:8)
  • Por sua misericórdia. (Salmos 89:1)
  • Por sua longanimidade e veracidade. (Salmos 138:2)
  • Por sua salvação. (Salmos 18:6)
  • Por suas maravilhosas obras. (Salmos 89:5)
  • Por suas consolações. (Salmos 42:10)
  • Por seus juízos. (Salmos 101:1)
  • Por seus conselhos eternos. (Salmos 16:7)
  • Porque ele perdoa o pecado. (Salmos 103:1-3)
  • Por sua proteção. (Salmos 71:6)
  • Por seu livramento. (Salmos 40:1-3)
  • Por sua resposta às orações. (Salmos 28:6)

Por quê Adorar a Deus?
Por tudo que o louvamos, e:
  • Porque ele é Digno. (Salmos 18:3)
  • Porque ele é Justo. (Salmos 145:17)
  • Porque ele é Santo. (Salmos 99:9)
  • Porque ele é Soberano. (I Timóteo 6:15)
  • Porque ele é Absoluto. [(Salmos 135:5)]
  • Porque ele é DEUS. [(Isaías 44:10; 45:6)]
  • Porque ele é Deus e não há outro. [(Isaías 43:10-13)]

Quem Louva e Adora a Deus?
  • Os anjos (Salmos 103:20)
  • Os santos (Salmos 30:4)
  • Os gentios (Salmos 117:1)
  • Os filhos de Deus (Salmos 8:2)
  • Os exaltados e os humildes Jovens e idosos (Salmos 148:1-11)
  • Todos os seres humanos (Salmos 107:8)

Como Devemos Louvar e Adorar a Deus?
Devemos entender que ninguém louva ou adora a Deus por vontade própria. É Deus quem escolhe e elege seus adoradores. Adorar é a razão primordial e mais profunda do seu relacionamento pessoal com Deus. E em todo relacionamento entre Deus e o homem, a iniciativa parte sempre de Deus.
Como ajoelhar-se ou prestar submissão envolvem o aspecto humano, as raízes da adoração bíblica devem ser procuradas não nas emoções humanas, mas no relacionamento divinamente estabelecido entre Deus e o homem. Que emoções e reações humanas estão envolvidas no ato de adoração, é algo inegável, naturalmente. Admiração, temor, gratidão e amor são emoções que devem ser experimentadas na adoração. O que se deve ressaltar, porém, é que elas não constituem a essência da adoração.
Biblicamente, o começo da adoração está em Deus e não no homem. Está em quem deve ser adorado e não no adorador.
Deus declara sobre si mesmo, na Bíblia, como o Deus vivo que existe de eternidade a eternidade; que criou o mundo, que criou o homem à sua imagem e se pôs em posição de relacionamento com ele. Deus julga as falhas humanas e salva o homem dos seus pecados. Deus controla o destino do homem. Deus diz o que o homem pode e o que o homem não pode fazer.
Se a adoração envolve amor, é o amor a Deus. Se há admiração, essa admiração é a admiração a Deus. Se há louvor, é o louvor a Deus. Se a adoração é uma reação humana, trata-se de uma reação do homem ao Deus vivo que se fez conhecido do homem através de suas obras, de suas palavras e de seu Filho Jesus Cristo, que se fez homem e se deu a si mesmo como sacrifício definitivo capaz de reatar a relação do homem com Deus (rompida pelo pecado) e restabelecer no homem a condição para a qual ele foi criado. [Devemos adorar a Deus] por isso: Porque Jesus esteve aqui.
Porque Jesus morreu por nós e se fez caminho,elo, jeito e condição definitiva de ligação entre o homem e Deus, é que na antigüidade
Deus era adorado através da oração, dos sacrifícios, nas festividades religiosas, no tabernáculo, na arca da aliança, no sábado (que era guardado como sinal de adoração a Deus em memorial da criação), no templo, nas sinagogas e através dos mais diversos simbolismos que o homem utilizava para demonstrar respeito, amor, honra e adoração a Deus; e hoje, nós adoramos a Deus Pai, na figura do Filho, através da atuação do Espírito Santo em nós.
Adorar e louvar, [portanto, são diferentes, por isso] é preciso distinguir a tênue característica que diferencia uma coisa da outra. É uma questão de postura: uma para louvar e outra diferente para adorar.
Louvor é festa. Adoração é reverência.
Louvor é júbilo. Adoração é respeito.
Louvor é regozijo. Adoração é contrição.
Na hora do louvor é hora de festejar a Deus pelos seus grandes feitos. Na hora da adoração, é hora de postar-se diante da maior autoridade que existe, que era, que é e que há de vir. É hora de prostrar-se diante do Rei dos Reis, do Senhor dos Senhores, do Deus de toda a terra e se fazer contrito, humilde, silencioso e atento para ouvir o que ELE tem para falar. É hora de reverenciá-lo. É hora de cultuá-lo. É hora de ouvir.
Louvar é celebrar com júbilo. Adorar é prostrar-se diante do Pai em espírito e em verdade.
Quando Deus mandou construir um templo para si, ele determinou que cada detalhe fosse feito exatamente do jeito que ele queria. Ele determinou o tamanho do pátio, do átrio, do altar e do lugar santíssimo. Determinou as medidas das portas, das janelas, das cortinas, dos adornos, tudo...
Ele cuidou de cada detalhe. As figuras e os fatos do Antigo Testamento, sempre simbolizavam o que seria o Novo Testamento. A antiga aliança retratava a nova aliança. Abraão oferecendo Isaque em sacrifício era uma antevisão do sacrifício de Jesus no Calvário. O cordeiro oferecido por Deus em lugar de Isaque era a demonstração clara de que Deus providenciaria o Cordeiro definitivo para ser sacrificado no lugar do homem. Deus não determinou cada detalhe do templo e como seriam feitas as coisas dentro desse templo, por acaso. Ele expressou exatamente o que ele queria e ainda quer.
A grande diferença é que na antiga aliança Deus exigia que o homem fizesse no plano físico tudo o que era necessário à propiciação e à adoração e havia uma barreira intransponível entre Deus e o homem. Havia o véu do templo. Só o sumo sacerdote, uma vez por ano, podia ir ao lugar santíssimo levar as reivindicações do povo e trazer a resposta de Deus.
Pois bem... Jesus veio. Rasgou o véu do templo. Religou o homem a Deus. Resgatou o homem para Deus. E restabeleceu o relacionamento livre entre o homem e Deus. Ele fez mais que isso. Ele instituiu a Nova Aliança entre Deus e o homem. E uma aliança para ser nova, tinha que ter alguma coisa diferente da antiga. E a diferença está exatamente aí.
Se a Antiga Aliança continha várias formas de relacionamento com Deus no plano físico, na Nova Aliança, esse relacionamento se transporta totalmente e se sublima no plano espiritual. Samuel já antevia isso quando disse: "Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros." (I Samuel 15:22), salientando claramente que a atitude interna é muito mais importante que a atitude externa durante o culto, o louvor e a adoração.
É nessa Nova Aliança que, nesse relacionamento espiritual com Deus, que o Espírito Santo te transforma em TEMPLO. E nesse templo tem o átrio, tem o lugar santo e o lugar santíssimo. Por analogia, quando você louva, canta hinos que exaltam, enaltecem e glorificam a Deus, você está no átrio... Você caminha para o lugar santo quando apresenta a Deus a sua oferta de sacrifício e gratidão pelo que Ele fez, faz pessoalmente por você. Enquanto está no átrio e no altar, você dá testemunho e agradece ao Pai por todas as coisas, canta hinos que exaltam e hinos de gratidão a Deus.
Caminhando ainda nesse templo... não existe mais o véu da separação e você pode entrar no lugar santíssimo e chegar bem de frente ao Pai e prostrar-se diante dele, declarar seu amor a Ele, reverenciá-lo, adorá-lo e beijar a Sua face. É quando você canta os hinos nos quais você fala diretamente ao Pai, de frente para Ele. Como você deve estar internamente? Reverente, temente, humilde, contrito, em espírito e em verdade. Aí você estará pronto para ouvir o que Deus tem para falar com você.
Até agora, nesse caminhar no templo, você estava apenas se preparando para isso: Chegar diante do Pai!!! Prostrar-se diante dEle, adorá-lO e ouvi-lO. Se você realiza um culto a Deus e não consegue caminhar até o lugar santíssimo, você não realiza completamente esse culto. Você perde boa parte do seu tempo e não tem a chance de beijar a face do Papai do Céu.
Que você entenda e capte sinceramente o que Deus me incomodou para dizer a você. Que você aprenda a caminhar com desenvoltura dentro desse templo que está dentro de você mesmo e que você percorra sempre e cada vez mais o caminho que te leva à presença soberana do PAI CELESTE, ao lugar santíssimo, à sala do trono...
Em Espírito e em Verdade!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O tempo de DEUS



A ansiedade é uma angústia, um mal que nos destrói pouco a pouco.

"Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (1Sm. 16.13) .

A ansiedade é uma angústia, uma incerteza aflitiva, um mal que nos destrói pouco a pouco, dia após dia. Vemos no livro de primeiro Samuel o episódio da unção do jovem Davi a rei de Israel.

Davi não alcançou o reinado de sua nação logo após sua unção, houve um tempo de espera, tempo este que não foi pequeno, muitos anos se passaram, muitas situações aconteceram na vida daquele jovem, até que ele chegasse ao lugar para o qual Deus o havia ungido.

Deus, em sua eterna sabedoria e grandeza, projetou um propósito definido para cada um de nós. Não nascemos sem que já de antemão Deus tivesse em sua mente infinita um caminho perfeito para nós.

Os anos passam, nossa vida se desenvolve e nós conhecemos ao Senhor. Muitos em sua adolescência, como Davi, são ungidos para serem ministros de Deus. Recebem palavras proféticas e naquela direção sua vida começa a seguir. Começam a liderar trabalhos na casa do Senhor com os adolescentes, jovens, ministérios de música etc... Muitos quando terminam os seus estudos no ensino médio, rapidamente se matriculam nas escolas teológicas e acham estar fazendo tudo certinho, que será apenas uma questão de cronômetro humano a conclusão do curso, que o levará ao lugar que Deus preparou para cada um.

Mas nos enganamos, o tempo de Deus para nossa vida não é medido pela mente humana ou pelas circunstâncias preparatórias para o ministério. Todo preparo e estudo são válidos, mas não são eles que vão determinar o cumprimento do plano de Deus em nossa vida.

Como vimos no texto de primeiro Samuel, Davi foi ungido na casa de seu pai Jessé. Após sua unção, situações começaram a acontecer, mas Davi guardou em seu coração a palavra de Deus que lhe fora dada através do profeta. Teve uma postura de esperança guardada em paz, e foi esta esperança em paz que o capacitou a esperar todos aqueles anos para que chegasse ao reinado de Israel.

Quantas vezes nós recebemos palavras claras de Deus, e após isso começamos a mexer “nossos pauzinhos” para que a profecia se cumpra em nossa vida.

Amados, o tempo da espera é um tempo maravilhoso. É tempo de deixarmos Deus agir endireitando nossa vereda. Não devemos estar ansiosos, procurarmos lugares ou situações nas quais possamos dar uma “forcinha” para Deus. Ele não precisa da nossa mão para estabelecer em nossa vida aquilo que ele preparou para nós em sua eternidade. Deus precisa apenas do nosso coração contrito em sua presença, esperando em fé.

O que Deus prometeu para sua vida isso ele cumprirá.
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (F. 1.6).

Não desprezemos o tempo da espera. Se hoje você está apenas sentado no banco de sua igreja... esperando, não desanime. Analise todas as situações de sua vida, pois em cada uma delas Deus o está ensinando para algo que vai chegar em suas mãos, e nunca mais será tirado. Pois ele não quer dar a você uma circunstância, mas sim um ministério que não depende de lugar ou momento. Lembre-se: o sonho, antes de ser seu, é dele. Sábio você será se discernir o tempo e o modo de tudo acontecer.Deus nos abençoe nesse maravilhoso tempo de espera.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Amor de DEUS

Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” 
O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 


O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.” 
Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 

A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. 
O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.” 

O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” 
Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.” 

Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cuidado com a inveja


Resumo
Como o próprio título deixa claro, esta pregação nos alerta contra a inveja, esse pecado que não é apenas uma pequena inconformação com o que se tem, mas uma perigosa rebeldia contra os próprios planos de Deus. 
 Gálatas 5.26
Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
 
Inveja: sentimento negativo com relação a alguém que tem o que você gostaria de ter.


Talvez a 1a inveja do Universo foi a de Satanás, que desejou ser como Deus.
O 1o. assassinato do mundo foi por inveja, quando Caim matou Abel.

Evidentemente a Bíblia condena expressamente a inveja: Tg 3.13-16
Na base da inveja há a não conformação com o que tem, confrontando Hb 13.5
O problema é que o que parece apenas um pequeno defeito de inconformação pessoal, é um gravíssimo pecado contra Deus, como se não estivesse aceitando que Deus tem feito o bem para ele, conforme promete Rm 8.28.
A questão é que essebem” pode incluir e inclui grandes problemas e sofrimentos.
E quem disse que a ausência de problemas é o melhor?
Deus não nos quer mimados, inertes, mas exercitados espiritualmente.

O problema é que a inveja se espalha na alma, como um câncer.
E além de nos atrapalhar de ver a BENIGNIDADE Deus, chega a ponto de nos levar a questionar também JUSTIÇA de Deus: Tudo bem que eu sofra, mas por que Deus não coloca para sofrer o irmão de quem invejo?

Muito cuidado com a inveja: no fundo, é rebeldia contra o plano de Deus para você.
É rebeldia contra o plano de Deus para aquela de quem você inveja.
É rebeldia contra Deus!

Como combater a inveja?
Os 4 primeiros pontos são do Sl 73 que é sobre a inveja que Asafe tinha dos incrédulos.
O final contém dicas valiosas contra a inveja:

1) v. 17, 21-22,28. Esteja mais na presença de Deus, diante de Deus, orando, adorando. Ver também v.23

2) v.21-22. Humilhe-se diante de Deus, reconhecendo a sua pecaminosidade.

3) v.24. Procure o conselho de Deus. Onde? Nas Escrituras.

4) Declare-se dependente de Deus, exalte-O perante Ele próprio e perante os outros.

5) Exercite a conformaçãoHb 13.5

6) Exercitar dar mais, para valorizar menos o que tem e para experimentar prazer forte e espiritual: At 20.35

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Nada é impossível para DEUS

"Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes:"Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível". 

O novo dicionário do Aurélio diz que a palavra "impossível" significa "incapaz de ser, de fazer ou de acontecer". Com certeza não há dicionários (são dispensáveis ali) no céu, mas se houvessem, estes não conteriam essa palavra porque para Deus não há impossíveis.

Às vezes temos problemas que parecem absolutamente insolúveis e inalteráveis e a nossa tendência é "medir" Deus pelo tamanho de nossas limitações. Contudo, nenhum problema é maior do que a capacidade do Deus Todo-poderoso de resolvê-los. Ele é maior do que toda montanha que qualquer um de nós venha a enfrentar em qualquer tempo. Há algumas afirmações da Palavra que nos leva a crê o nosso Deus é o Deus dos impossíveis.


1. A Palavra de Deus Nos Assevera que o Senhor é Deus das Coisas Impossíveis: Jeremias 32:17 "Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa. Ou seja, se Deus foi capaz de criar o sol, a lua, as estrelas e todos os planetas do nada e conservá-los em contínuo movimento em suas trajetórias especificas, não é óbvio que Ele pode resolver todos os problemas que qualquer um de nós possa ter? O Deus que fez o mar vermelho se abrir pode por acaso conhecer alguma impossibilidade? O Deus que fez Seu Filho nascer de uma virgem (coisa absurda cientificamente) por acaso encontraria alguma dificuldade? "Eis que Eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para Mim", (Jr 32:27).


2. Nada é Impossível para Deus Porque se Alguma Coisa Lhe for Impossível, Então Ele Não é Deus. Nenhuma montanha é alta demais para Ele escalar, ultrapassar porque Ele é Deus. Quando não podemos ver nada, Ele pode e nos mostrará o caminho lançando luz sobre as nossas veredas porque Ele é Deus. quando o caminho é tortuoso, Ele pode endireitar e torná-la vereda de justiça por amor do seu nome porque ele é Deus. Por mais que ousadamente pensemos sobre a grandeza de Deus, Ele ainda é e sempre será muito maior por mais que o peçamos, por maior que seja a nossa aflição. Ele pode fazer muito e muito mais do que imaginamos que possa: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Ef 3:20), 


3. Nada é Impossível para Deus Porque Jesus Já Obteve Vitória Sobre Todos os Nossos Problemas. "...No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" João 16:33. No mundo, nesse sistema conjuntural de coisas nós temos tribulações, provações, tristezas, frustrações. Mas a Palavra do Senhor nos encoraja a termos bom ânimo, a sermos confiantes, resolutos, destemidos porque Ele já venceu por nós todas essas realidades. Neste sentido, o que nos compete é tão somente desviar nossa atenção dos nossos insignificantes problemas que nos cercam e dirigi-la Aquele que é o único Todo-poderoso e Supremo Vencedor de todas as nossas lutas e aí conservá-la.


Não há limites para aquilo que o nosso Senhor pode fazer e que fará, se tão-somente n´Ele confiarmos com fé forte e inabalável

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cristão... seja diferente

Israel é um tipo de Igreja, enquanto o Egito é um tipo do mundo. Como os israelitas foram libertos da escravidão da mão de Faraó, e chamados para fora do Egito à Terra Prometida a testemunhar para o Senhor, assim também os cristãos foram libertos de Satanás e chamados para fora deste mundo mal presente para testemunhar do Senhor (Colossenses 1:12-13). Assim, o crente é para ser diferente (II Coríntios 5:17). Gostaria de trazer uma mensagem da palavra de Deus que exorta os cristãos a serem diferentes. Há cinco coisas que os cristãos são chamados a ser - 


1. Peculiar - Incomum. Tito 2:11-15 
Seja diferente - seja peculiar – se destaque da multidão! Como cristão, há algo diferente em nós. Nós não somos mais os mesmos. Nós não seguimos a norma. Nós rompemos com o molde. Temos ido além do que é aceito e aceitável para este mundo. Nós não vamos ser normais, proporcionais e agradáveis para o mundo. Nós não nos encaixamos no sistema comum do mundo. 


2. Sincero – Verdadeiro. I Timóteo 1:5 
É o cristianismo não hipócrita - não pretensioso, falso, ou apenas "brincando de igreja." É verdadeiro e tem amor sincero e uma fé não fingida como prova. As pessoas estão procurando o verdadeiro amor, alguém que se pode acreditar. O verdadeiro amor e a fé verdadeira que vem de Deus são realmente diferentes. Piedosa fé e amor faz uma grande diferença no modo como vivemos em um mundo louco e cruel. Nosso cristianismo é uma fé que se preocupa e se estende no amor. Não é uma demonstração vã de hipocrisia, mas o cristianismo verdadeiro, altruísta e honesto (I Pedro 1:22). 


3. Inabaláveis – Constantes. I Coríntios 15:58. 
Os cristãos têm toda a ajuda vital e apoio que precisam para serem inabaláveis. Eles têm a palavra de Deus e o Espírito Santo como fonte de energia e, portanto, podem ser estáveis como uma rocha. Nós podemos, com paciência e trabalho suportar a prova do tempo, porque Deus nos garante que nosso trabalho para ele não é em vão. Nossa fé cristã é aquela que está viva e é zeloso de boas obras após a conversão. Não é uma religião fácil de preguiçoso. Estamos trabalhando para Cristo, quando estudamos a Bíblia, oramos, ganhamos almas, ofertamos para missões, e somos uma bênção para os irmãos. (I Coríntios 16:15). Devemos ser dedicados e determinados no trabalho. 
Ser inabalável significa ser cometido. Ser cometido significa ser fiel e seguir em frente mesmo quando não há desculpas suficientes para fraquejar e desistir! Compromisso significa que você com certeza estará lá faça chuva ou faça sol, a pobreza ou riqueza. Como um bom soldado de Cristo, devemos suportar a dureza e combater o bom combate da fé. Sim, haverá crises, rejeições, angústias, dores, mas com Deus do nosso lado, podemos estar salvos e seguros! 


4. Sem mancha – Puro. Tiago 1:27. 
O Cristianismo verdadeiro é puro e sem mancha (Efésios 5:27). Você não pode misturar o que é puro, com o que é impuro, sem o puro ser estragado ou manchado. Nossa fé cristã deve ser cristalina e imaculada pelo sistema mundano. Temos sido lavados e purificados pelo sangue de Cristo, mas alguns ainda estão voltando para a lama vil mundana e se lambuzando nela como um porco ( I João 3:2-3). 
Ser imaculado é ser diferente. É realmente diferente para resistir a tentação, abster-se do mundano, e odiar tudo o que é mal. Diferente para se separar dos caminhos do mundo, desprezar e rejeitar a sedução do pecado, para escolher o certo em vez do errado, para não misturar o que é santo com o que é profano e mundano. 


5. Intransigente – Inflexível. Romanos 6:13,16 
Intransigente é não "aceitar padrões que são menores do que o desejável." Quando um rei age como um cidadão comum, quando um cavalheiro age como um bandido, quando um cristão age como um pagão – Isso e compromisso e uma diminuição dos melhores padrões! ! 


Conclusão: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (I João 2:17). Sabemos que "... nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam" (I Coríntios 2:9). Caros amigos cristãos, somos chamados por Deus para sermos - Peculiar, Sinceros, Inabaláveis, Imaculados, e inflexíveis.

sábado, 17 de dezembro de 2011

RESTAURANDO O ALTAR DA OBEDIÊNCIA


“Então, Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele;Elias  restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas.”
I Reis 18:30
As derrotas na vida de muitos, estão intrinsecamente relacionadas a uma atitude contrária a vontade soberana de Deus.

Quando desobedecemos a Deus, trazemos com este ato transgressor, muitos males que certamente influenciarão negativamente para não obtermos as vitórias almejadas.

A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE UM HOMEM
A obediência é imposta por Deus. “Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.”  Deuteronômio 13:4
Deve proceder do próprio coração. “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, “ Deuteronômio 11:13
Deve ser prestada voluntariamente. “Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim“ Salmo 18:44
Deve ser constante. “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.” Filipenses 2:12
Não dever ter reservas. “E disse-lhes: Tudo quanto Moisés, o servo do SENHOR, vos ordenou, guardastes; e à minha voz obedecestes em tudo quanto vos ordenei.  A vossos irmãos por todo este tempo, até ao dia de hoje, não desamparastes; antes tivestes cuidado de guardar o mandamento do SENHOR vosso Deus.” Josué 22:2,3

UMA CARATERÍSTICA DOS CRENTES
Deve ser uma das características dos santos. “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; “ I Pedro 1:14
A obediência está intimamente relacionada a fé. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6;
“Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.” Romanos 16:19
“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” 1 Pedro 1:2
A obediência ao evangelho é obediência a Cristo, que resulta na comunhão espiritual com Ele. “Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” II Coríntios 10: 5
Das duas uma,  ou estamos obedecendo a Cristo ou ao pecado. Ou é morte ou é vida. “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”  Romanos 6:16
A obediência a Cristo é um indicativo que nosso coração está transformado, regenerado. “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”  Ezequiel 36:26,27;
A obediência deve ser  alicerçada sobre o amor de Cristo, se não é farisaica.“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. “I João 4:19;
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.” Mateus 23:25
A obediência é superior ao rito religioso, por mais exata e fielmente que esse rito seja observado. “ Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” I Samuel 15:22
A obediência é a precursora e a evidência da glória eterna. “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6: 22;
“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22: 14

EXEMPLOS BÍBLICOS DE OBEDIÊNCIA
Noé. Gênesis 6:22;    Abraão. Gêneses 12:1-4; Calebe.  Número 32:12;  Ezequias. II Rs 18: 6; Elias.  I Rs 17:5;  Josias. I Rs 22:2;  Davi. Salmo 119:106;  Paulo. Atos 26: 19; Jesus. O Maior exemplo.  Hebreus 5:8,9. Cristo é o supremo exemplo de obediência. Filipenses 2:5-8
Ilustração: A obediência dos recabitas: 300 Anos sem beber vinho e morando em tendas, como seu pai tinha ordenado. É usado como referencial de obediência a Israel.
“Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai que ele lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu, Por isso assim diz o SENHOR Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém, todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam.” Jeremias 35:16,17

DESOBEDIÊNCIA MASCARADA  E DISSIMULADA
A desobediência muitas vezes não se revela confrontadora, ameaçadora, mas de maneira sutil, aparenta ser até convincente ou dissimulada. È  Chamada desobediência pós-moderna:
  • Argumentação contrária: “ Mas por quê?”  “ Eu não concordo “;  “ Não tem nada haver”.  “ Penso diferente.”
  • Argumentação sentimental: “Vcs não sabe como está minha vida; eu ando tão atribulado (a); Se eu contar minhas lutas vcs vão chorar”
  • Argumental Ocupacional: “ Eu ando tão ocupado (a ); Tenho que trabalhar,  se não quem me dará o que comer; to trabalhando muito.”
  • Argumentação Espiritual: “ Vou consultar a Deus”;  “Deus me conhece.” “ Eu não preciso de autoridade humana eu vou diretamente a Deus”
  • Argumentação sofismática: “ Eu faço mas quem não faz;” “ “Uma vez só não faz mal”.
  • Argumentação Apelativa: “ Deus é misericordioso”. “ Ele conhece minhas fraquezas. Me mostre um que ainda não cometeu isso. Tem tantos aí que comete coisas piores.
  • Simplesmente não  cumprindo. Não dar satisfação; faz como se nada tivesse acontecido; quando se é pra igreja principalmente, acha que se fizer está fazendo um favor. E se for cobrado fica emburrado, e comporta-se como vítima.
  • Obediência parcial. Obedece mas só um pouco, só a metade. Ilust.: o Rei Saul.
“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”1 Samuel 15:22
  • Obedece com a mente,  mas não com o coração. (Desobediente protestante ): “Eu vou fazer,  mas não quero fazer”; “ Isso é uma exploração”;
  • Obediência com a boca,  mas não com o coração e nem com o corpo.Ilust.: os dois filhos quando o pai mandou fazer: Um disse sim e não foi, outra disse não, e foi. Mateus 21:28-32

O DESOBEDIENTE  NÃO RECONHECE A AUTORIDADE CONSTITUÍDA
A desobediência afronta tanto a autoridade delegada como também a que delegou. “TODA a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há,  foram ordenadas por Deus.” Romanos 13:1
A desobediência traz quebra de princípios espirituais. Efésios 6:2; Gálatas 6:7,8
O reino de Deus é composto de hierarquia.  Essa quebra de princípio espiritual traz conseqüências. Os desobedientes serão punidos.
“ Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” Isaías 1:20